Notícias & Eventos

1ª Edição Business Summit - Nova Economia

2018-02-16

Comunidade Intermunicipal do Ave encontra-se a organizar a 1ª edição do evento Business Summit, que decorrerá nos dias 13 e 14 de Março, em Guimarães.

De Setembro de 2017 a Janeiro de 2018, o IN.AVE Empreende acolheu 19 ideias de negócio envolvendo a participação de 35 empreendedores, sendo que, neste momento, 12 ideias de negócio e 26 empreendedores encontram-se na definição e implementação dos seus modelos de negócio.

Esta sessão terá lugar no dia 13 de Março, das 16h30 às 20h00, no Multiusos de Guimarães. 

O evento será realizado no âmbito do projeto aprovado no Sistema de Apoio às Ações Coletivas – “IN.AVE 2020 – Promoção de Empreendedorismo Qualificado de Especialização Territorial”, aprovado pelo Programa Operacional Regional do Norte e integrado na Rede de Empreendedorismo do Ave – IN.AVE.

O objetivo central da Rede é a dinamização do ecossistema empreendedor do Ave, favorecendo e criando sinergias no apoio ao empreendedorismo de base local.

O projeto IN.AVE Empreende pretende reforçar a competitividade das PME e promover o espírito empresarial através do apoio à exploração económica de novas ideias e à criação de novas empresas. 

Atendendo às especificidades e características do tecido empresarial da região do Ave, a CIM do Ave selecionou três Domínios da Estratégia Regional de Especialização Inteligente – NORTE 2020 que se identificam com as atividades económicas da região: “Cultura, Criação e Moda” e “Sistemas Agroambientais e Alimentação”, a que se associa como área transversal das iniciativas a apoiar o domínio de “Capital Simbólico, Tecnologias e Serviços do Turismo”.

O objetivo do projeto é gerar uma dinâmica de inovação, empreendedorismo e espírito empresarial, procurando unir empreendedores e empresas através de um programa de ação estruturado em 3 atividades:
  • Captação de empreendedores e ideias de negócio;
  • Acelerador de ideias em projetos empresariais;
  • Potenciar os novos negócios e matchup entre empreendedores e empresários.

O público-alvo do projeto são os empreendedores, alunos universitários e recém-licenciados.

O projeto IN.AVE Empreende oferece aos participantes capacitação através de um Programa Avançado de Aceleração de Ideias, que permitirá trabalhar as ideias de negócio, dotando-os de melhores competências empresariais, apoiando-os no desenvolvimento de protótipos e testes de mercado, que os ajudem a preparar-se para o mercado e a concretizar o seu projeto empresarial, designadamente, proporcionando o contacto com potenciais investidores e/ou programas financiadores.

A 1ª edição do evento Business Summit pretende criar um espaço de confluência de interesse dos empreendedores, empresas e investidores envolvidos no projeto, dinamizado através de um período de pitch dos empreendedores capacitados, conferências e espaço de promoção de empresas da região do Ave. O objetivo maior é garantir que as empresas, empresários e investidores encontrem projetos atraentes para iniciar as negociações.

Mais informação sobre o IN.AVE Empreende está disponível em http://inave.cim-ave.pt